segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Especial Mês da Bíblia - Introdução dos Livros da Bíblia

APOCALIPSE

Palavra grega que significa revelação, é obra do apóstolo João,a que o escreveu no fim de sua vida, pelo ano 100, sob a forma de uma carta dirigida as Igrejas da Asia menor.
Este livro é considerado pela maioria dos leitores como a mais difícil de compreender e o mais misterioso de toda a Bíblia. Ele é, com efeito, bastante enigmático, mas sua interpretação pode tornar-se mais clara, se se levar em conta, de uma parte, o gênero literário utilizado pelo autor, e de outra, a circunstância em que a obra foi escrita.
A situação dos cristãos da Ásia era, naquela época, das mais críticas. As perseguições tinham começado. Por outro lado, muitos cristãos, esperavam uma próxima libertação pelo retorno glorioso de Cristo, verificavam com tristeza que este retorno demorava e que o seu termo era quase indefinidamente adiado. Tomados de angústias, eles começavam a desesperar de encontrarem um dia a independência religiosa.
O apóstolo João, fazendo de seu livro uma mensagem de reconforto e de encorajamento, e ao mesmo tempo um manifesto contra o paganismo reinante, quer anunciar aos seus leitores a inevitável oposição do mal e do bem sobre a terra, e predizer a vitória de Deus, decisiva e certa, embora realizada no sofrimento e na morte. Pára este fim, ele lança mão de um recurso literário muito usado entre os judeus desde há dois séculos aproximadamente do qual se pode ver um exemplo no livro de Daniel. Este gênero literário foi chamado gênero apocalíptico porque ele apresenta aos olhos do leitor uma série de visões, ou revelações muito simbólicas, tendo um sentido oculto.

Fonte: Bíblia Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário