quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Especial Mês da Bíblia - Introdução dos Livros da Bíblia

JEREMIAS

A pessoa do profeta Jeremias é atraente de modo todo particular.
Ao passo que os oráculos dos outros profetas pouco ou nada nos revelam sobre as pessoas dos seus autores, o livro de Jeremias, pelo contrário, é cheio de episódios e de poemas que se relacionam com a própria pessoa do profeta, e nos conservam vários acontecimentos de sua carreira, bem como os seus sentimentos, suas lutas interiores, seus sofrimentos.
Jeremias nasceu de uma família sacerdotal em Anatot, aldeia da Judéia, por volta de 650 A. C. O tempo de sua profecia estendeu-se por cerca de 40 anos. A tarefa do profeta era austera: temperamento tímido e hesitante, coração ardente e sensível, Jeremias viu-se obrigado a ser, entretanto, "profeta das desgraças". Anuncia a queda de Jerusalém e também que haveria uma esperança para o porvir.
O sentido geral do Livro de Jeremias consiste na interpretação providencial da catástrofe nacional que ele anunciou e viveu: Deus, implacável juiz, serve-se da ruína do seu povo para levá-lo, de acordo com um plano pré-estabelecido, ao perdão e a renovação da Aliança, fruto da misericórdia e da graça.


Fonte: Bíblia Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário