Paróquia
Nossa Senhora do Livramento
Bananeiras
– PB
SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS
Lição 5: O Bom Samaritano
Principio da lição: Deus deseja que
demonstremos amor prático a todas as pessoas.
Base bíblica: Lucas 10:25-37
Texto chave: "Assim como eu os amei,
amem também uns aos outros” João 13:34b
Objetivos educativos: Ao final da
lição as crianças poderão:
·SABER que Jesus deseja que sejamos
bondosos para com todos, não importa quem seja .
·Saber que fazer o bem alegra o
coração de Deus
·Demonstrar amor prático a alguém
necessitado esta semana.
Material:
·Uma copia com os dois rostinhos para
cada criança (Figura 1 do quebra-gelo) para o quebra-gelo.
·Palitos de picolé ou outros pauzinhos
para pregar os rostinhos do quebra-gelo.
·Uma copia para cada criança da folha
para a atividade final (o cartãozinho com o coração)
·Uma copia dos desenhos recortados
para contar a parábola.
Quebra-gelo:
Rostinhos dos moldes em anexo –
Figura 1- (prepare círculos com um rostinho alegre de um lado e um rostinho
triste do outro para cada criança, (presos por palitos de picolé ou outro
pauzinho). As crianças serão orientadas para levantarem o rostinho alegre
sempre que um personagem fizer a escolha certa e o rostinho triste sempre que
um personagem fizer uma escolha errada. O líder que contará a história também
deverá ter um modelo em sua mão).
História Bíblica
Hoje temos uma linda história para
contar, outra parábola.
Um dia um homem, um professor da lei
perguntou a Jesus:
-Qual é a lei mais importante?
Jesus respondeu: Você já sabe!
-Sim respondeu o professor!. “Devemos
amar a Deus de todo coração e ao nosso próximo como a nós mesmos” Mas… quem é o
meu próximo? –Perguntou o professor.
Então Jesus contou esta parábola para
explicar ao professor quem era o seu próximo:
Um homem de Israel (um judeu) estava
descendo de Jerusalém para Jericó. Tal vez fosse a trabalho, ou para comprar
alguma coisa porque levava dinheiro com ele. (Líder pegue a cidade de Jericó –
Figura 2- e pregue na parede do lado esquerdo, e no outro extremo pregue
Jerusalém – Figura 3-, no meio coloque o viajante –figura 4)
Este trajeto era muitas vezes
perigoso porque era um lugar desértico. Havia alguns ladrões
escondidos esperando o primeiro
viajante que atravessa-se para roubar os seus pertences. (neste momento, o
líder ergue o rostinho triste e todas as crianças deverão imitá-lo). Quando o
viajante atravessava tranquilamente, os ladrões o assaltaram, tiraram sua
roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. (Figura 5 e 6) (e troca o
viajante em pé pelo que esta no chão figura 7) Que coisa feia eles fizeram ,
não é mesmo? (O líder ergue novamente o rostinho triste e todas as crianças
deverão imitá-lo)
Acontece que um sacerdote estava
descendo por aquele mesmo caminho.(Figura 8) Quando viu o homem, tratou de passar
pelo outro lado da estrada. Este também não fez a escolha certa! (erguer o
rostinho triste).
Também um levita passou por ali.
Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Este também não havia
aprendido a amar o seu próximo (Figura 9) (mostrar o rostinho triste).
Mas, um samaritano (Figura 10) (Os
judeus odiavam os samaritanos, eram tidos por inimigos de Israel, por pessoas imundas) que
estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita compaixão,
que significa amor, significa que ele se colocou no lugar deste homem. Ele
pensou, “isso poderia ter acontecido comigo ou com um familiar, vou ajudá-lo”
Isso é compaixão (erguer o rostinho alegre).
Chegou perto do homem ferido, limpou
os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os
enfaixou. Depois disso, o samaritano
colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão,
onde cuidou dele. Figura 11 (erguer o
rostinho alegre)
No dia seguinte, entregou duas moedas
de prata ao dono da pensão, dizendo: -Tome conta dele.
Quando eu passar por aqui na volta,
pagarei o que você gastar a mais com ele. (erguer o rostinho
alegre) Então Jesus perguntou ao
professor da Lei: -Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem
assaltado?
Aquele que o socorreu! -respondeu o
professor da Lei muito envergonhado.
E Jesus disse: -Pois vá e faça a
mesma coisa.
Aplicação
O amor não é apenas um sentimento. É
uma decisão de se importar com outras pessoas e considerá-las superiores a si mesmo,
oferecendo ajuda quando estiverem em dificuldades.
Use alguns exemplos para mostrar
reações negativas e outras positivas às necessidades, e peça para as crianças erguer as carinhas
dependendo da ilustração que você relatar.
Por exemplo diga:
·
Uma criança andando de muletas, ela tem dificuldade
de carregar o material da escola, uma criança passa por ela e se
desculpa dizendo que não pode ajudar porque esta muito apressada;
·
outra criança passa perto e ignora a criança de
muletas, fazendo de conta que não esta vendo;
·
uma terceira diz palavras bondosas mas não toma
qualquer atitude.
·
Mas depois aparece uma quarta criança que com muito
amor pega o material da criança de muletas e os carrega e ainda se dispõe a
fazer isso todos os dias.
Peça agora para as crianças levantar
a mão e contar alguma boa ou má atitude que tiveram com o próximo. (as outras
erguerão os rostinhos dependendo do relato)
Amor não é uma questão de palavras,
mas de ação.
Se você ama realmente a Deus mostre o
amor dEle a outros por meio de seus atos. O amor cristão não é egoísta; ele
busca sempre o melhor para todos. Tal amor é um presente de Deus e evidencia
que você e eu conhecemos Jesus como Salvador (João 13.35).
·O que teria acontecido com este judeu
se o Samaritano não tivesse ajudado?
·Quem é o seu próximo?
·Tem alguma pessoa ou coleguinha que
você tem ignorado ajudar? Por quê? O que você pode fazer por elas? O que você
fará para mostrar o amor de Deus nesta semana?
Oremos: Peçamos a Deus que nos ajude
a notar pessoas ao nosso redor que estejam com problemas, peçamos um coração bondoso
para que possamos abençoar ao próximo. Deus nos dará poder para amá-las de
maneira prática. (1 João 3.18).
Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave.
Pastoral Catequética
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