segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Formação - As parábolas de Jesus - Lição 3 - A pérola de grande valor


Paróquia Nossa Senhora do Livramento
Bananeiras – PB

SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS

Lição 3: A pérola de grande valor

Princípio da lição: o Reino dos céus é um tesouro valioso que devo colocar em primeiro lugar na minha vida.

Base bíblica: Mateus 13:44-46

Texto chave: Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6:33

Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
·Saber que o Reino de Deus é muito valioso para quem o encontra.
·Fazer uma lista das coisas que tem que abandonar para obter o valioso tesouro do Reino dos Céus, por meio da fé em Jesus.

Material:
·Uma cartolina recortada em forma de casa.
·As figuras dos objetos que vão dentro de uma casa.
·Uma copia para cada criança da folha para o quebra gelo (para as células de crianças pequenas)
·Uma copia para cada criança da folha do quebra-gelo. “Achando o tesouro” Para a célula de juvenis ou crianças maiores.

Quebra-gelo: Achando a Pérola de grande valor
.(para juvenis) Dar para cada aluno a folha com os dois quadrados enumerados e letrados. Eles serão os campos onde serão escondidos dentro dos quadradinhos os elementos marcados. Cada criança deverá desenhar em um dos campos, que será o seu, seis pérolas. Cada criança deverá adivinhar os seis elementos escondidos do seu colega. Este é um jogo de duplas. A primeira criança dirá uma letra e um número cruzado, por exemplo: J7. A segunda criança verificará se ele acertou em algum dos seis elementos escondidos. Se isso aconteceu riscará um desenho da pérola, do contrário dirá "nada". Quem achar tudo primeiro vence o jogo (Este é um jogo, parecido com batalha naval).
Achando a Pérola de grande valor (para crianças): Distribua uma folha com o desenho.
Achando o tesouro escondido. As crianças devem encontrar no desenho o maior numero de jóias e tesouros escondidos. Depois colorir o desenho.

A Pérola de grande valor
(Pegue uma cartolina cortada com a forma de uma casa deixe as figurinhas com fita adesiva prontas para serem coladas na casa)
Depois que as crianças terminem o quebragelo, pregue a casa na parede e dentro coloque objetos com ajuda e dicas das crianças. (menos uma mesa, os dois sacos com dinheiro e os homens).
Comente com eles que assim eram as casas nos tempos bíblicos, comente que esta era uma casa muito bonita e valiosa. Depois comece a contar a história.
Jesus sempre falava às pessoas de Deus e também falava sobre o Reino de Deus, ou Reino dos Céus. Muitas pessoas não entendiam o que Jesus falava. Eles nunca tinham estado nesse lugar, não conheciam ninguém desse lugar e nem sabiam aonde se localizava esse lugar. Então um dia perguntaram sobre o Reino dos Céus. Jesus contou algumas parábolas que falavam sobre o reino dos céus. Ele ensinou que não era um reino político com castelos, reis e soldados como os judeus e todos daquela época achavam que fosse. O reino era o governo sim, mas de Deus na vida dos homens..
Ele diz que o reino dos céus era como um homem comprador de pérolas de valor. (Coloque o comprador dentro da casa, diga que este homem é o dono desta valiosa casa) Este comprador sempre procurava achar uma pérola jamais vista, ele queria uma pérola grande e valiosa. Este homem ficou sabendo que um vendedor de pérolas tinha uma pérola valiosa. Então ele foi ver essa pérola ( Coloque a mesa, o vendedor atrás da mesa com a perola na mão – fora da casa)
O Comprador de perolas ficou encantado com a pérola e muito feliz e sem duvidar foi vendeu tudo o que tinha, e voltou com o dinheiro para comprar a pérola. (Pegue a casa de cartolina e enrole e troque por os dois sacos de dinheiro e leve-o pro vendedor e pegue a perola e coloque na mão do comprador)
Com esta parábola aprendemos que encontrar Jesus e aceitá-lo como Salvador é a coisa mais valiosa que podemos ter nas nossas vidas.

Hora de conversar:
Vejamos na nossa Bíblia o texto chave de hoje. Mateus 6:33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
Muitas crianças colocam outras coisas em primeiro lugar, e não Jesus e o seu reino. Muitos querem saber de namorar e por isso não querem Jesus. Outros são viciados em alguns jogos de vídeo games, ou televisão e desenhos e não querem buscar o reino de Deus. Outros não querem mudar, ou só querem saber de brincadeiras e pecados.
Jesus é como a pérola de grande valor, que nos enche de alegria e orgulho. Para recebê-lo no nosso coração devemos tomar uma decisão muito importante, e devemos expressar que ele é o mais importante da nossa vida.
Só desta maneira poderemos sair do reino das trevas e passar a fazer parte do reino dos céus.
·Você já comprou a pérola de grande valor? Se não, você quer obtê-la agora? Levante a mão quem quer o maior tesouro, que é Jesus?
·E os que já tem este tesouro, que coisas você decidiu mudar ou deixar para atrás por causa do
reino dos céu? (Escute os testemunhos das crianças que já receberam Jesus e deixaram algumas coisas por causa d´Ele)
·Aqueles que fazem parte do reino de Deus, que tem a Deus como rei das suas vidas, como devem se comportar e agir? Deixe as crianças falarem)
·As pessoas que vem você agir e falar percebem que você faz parte do reino dos céus? Por quê?

Atividade
Fazer de antemão um “Caça ao Tesouro” escondendo papeizinhos com dicas que levem até um
tesouro, pode ser escondido ate mesmo no quarteirão. Ou esconder no local da célula alguns
pirulitos, chocolates ou balas. Dizer que naquele lugar há vários tesouros escondidos que eles
devem procurar. E quem achar algum tesouro deve parar de procurar. (esconda uma quantidade
que dê para cada criança)

Pastoral Catequética





Nenhum comentário:

Postar um comentário