sábado, 26 de outubro de 2013

Primeira Comunhão - Exagero de Simplicidade


Está chegando o fim do ano... muitas paróquias preferem celebrar a primeira Eucaristia neste tempo, que é o nosso caso. Mas muitos outros catequistas ainda me perguntam: Qual roupa vamos "adotar" para a celebração este ano? Alguns dizem: "Tanto faz, o que importa é o coração"
Mas o que mostra a Santa Madre Igreja?
O Catecismo da Igreja Católica (1387) afirma, sobre o momento da Sagrada Comunhão: "A atitude corporal - gestos, roupa - Há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento  em que Cristo se torna nosso hóspede."

Para compreender o porquê do Catecismo afirmar a respeito das vestes é que a Santa Missa é a renovação do Sacrifício de Jesus Cristo.
Precisamos ter bom-senso, partindo do princípio da solenidade, do respeito e não banalizar o sagrado.

Quanto aos que afirmam que "o que importa é o coração", vale lembrar que aqui não cabe a aplicação deste princípio, pois isso implicaria em colocar-se em contraposição com grandes partes das normas litúrgicas da Santa Igreja, bem como com os diversos símbolos e sinais (paramentos, velas, incenso, gesto do corpo, etc) que partem da necessidade de se manifestar com sinais externos a fé católica a respeito no que acontece no sacrifício da Missa, bem como manifestar externamente a honra devida a Deus. A atitude interna é fundamental, mas desprezar as atitudes externas é um erro.

Se a criança teve realmente uma boa catequese, porque nos preocupar com que a criança vai pensar? Que Jesus tem que se o principal da festa e não a roupa? Então a catequese foi "meia sola" (como diz uma colega de blog - Imaculada Cintra).

Quando batizamos nossas crianças,  fazemos vestidos lindos, roupinhas brancas... (até porque a Sagrada Liturgia exige). Quando um padre se ordena, escolhe a melhor túnica, casula, estola... acredito que muitas noivas, por mais que conheçam a Cristo e sirvam a Deus, não se casariam de camiseta (o cúmulo da HUMILDADE rs) e porque nossas crianças precisam celebrar o mais precioso dos sacramentos (sou catequista, tenho que puxar sardinha para minha rede) de camiseta???? Só para mostrar simplicidade???? Tem até paróquia que faz a celebração em um SALÃO do lado da Igreja!!!! (ninguém merece)

Irmãos, não é o hábito que faz o monge, mas só conhecemos um monge por meio do hábito.
Muitos chamam de exagero, alguns vestidos das meninas, mas exagero mesmo é na celebração da Primeira Comunhão que tem crianças que o vão fazer de chinelo de dedo. Alguns catequistas não diz nada porque a família é simples, pobre, humilde... mas eu tenho certeza que quando tem um festa como de Natal ou passagem do ano novo, se essas mesmas mães são as primeiras a irem comprar as melhores roupas para seus filhos...engraçado? Não! É realidade!
Não tenham dúvidas, tanto rico quanto pobre querem se vestir bem em determinados ambientes e celebrações e a Primeira Comunhão tem todo o rigor de o ser: IMPORTANTE!

Luciana Dias

9 comentários:

  1. Oi Luciana, concordo plenamente com você. Nunca gostei das camisetas, é como se agente desprezasse algo, por ser simples.
    Parabéns pelo artigo
    Tamara.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Nunca tinha pensando por este lado. Parabéns, pelo artigo. Sacramento é sacramento, não existe mais ou menos importante.
    Emmanuela Dantas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana, não concordo com você não.
    Não sei pra que tanta fru-fru-fru para uma festa simples.
    Marcelo Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo.
    Não postei o artigo com intuito de concordarem ou discordarem.
    Coloquei minha opinião. Como é a sua chamar a festa da primeira comunhão de simples, que para mim não é.
    Só por curiosidade...Você é catequista?
    Grande abraço.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana, bem interessante seu artigo, penso que muitas vezes se exagera demais ou se banaliza o sagrado, precisamos estar atentos a isso.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, que bom ter sua visita.
      Sobre o que você deixou no comentário... quando não é oito é oitenta heim?
      Deus te guarde.

      Excluir
  6. É necessário, para todos os casos, encontrar sempre um "meio termo". Algo que mostre a importância e o quanto é especial o momento (Ritos, vestes...), como também a essência do que de fato será transmitido na Celebração, ou seja, não pode existir a Primeira Eucaristia se não houver primeiro o respeito com esse Sacramento, que se vê em toda organização do momento.
    Pode-se dizer, o presente é o mais importante, mas se o embrulho for bem feito ele se torna muito mais especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kakaaaaaaa!
      Que alegria ter sua visita por aqui! Sinto muita falta de você perto de nós, as vezes me sinto meio perdida. Por isso peço a Deus que volte logo. kkkkk
      Obrigada por ter passado por aqui e ter deixado esse recadinho.
      Deus te guarde.

      Excluir