quinta-feira, 19 de abril de 2012

3º Domingo da Páscoa


Catequese sobre a aparição de Jesus aos discípulos


A ressurreição de Jesus é o evento chave da doutrina cristã e sua teologia. O Novo Testamento menciona várias aparições de Jesus ressurrecto em diversas ocasiões aos seus doze apóstolos e discípulos, incluindo os “mais de quinhentos irmãos de uma só vez” (1 Cor. 15:6)
Neste 3º Domingo da Páscoa, a versão de Lucas difere daquelas apresentadas em Marcos e em Mateus. Lucas conta a história de dois discípulos na estrada de Emaús, e (como em João) Jesus aparece aos Onze e demostra que ele é carne e sangue, e não um espírito. O livro de Atos dos Apóstolos, também escrito pelo autor do Evangelho de Lucas e diferenciado à Teófilo, declara que “Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de 40 dias” Atos 1:3.
Evangelho de Lucas descreve um encontro na estrada e uma refeição posterior, narrando como um discípulo de nome Cléopas estava viajando em direção a Emaús com um colega quando eles se encontraram com Jesus. A princípio, eles não o reconheceram e discutiram a tristeza que sentiam com os eventos recentes (a morte de Jesus). Eles o convenceram então a segui-los e a juntar-se a eles numa refeição, durante a qual eles o reconheceram.
Em Marcos 16:12-13 tem um relato similar, que descreve a aparição de Jesus a dois discípulos enquanto eles estavam andando numa zona rural, quase que no mesmo ponto da narrativa evangélica, embora Marcos não nos dê o nome e nem o destino destes discípulos:
«Depois disto manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam a caminho para o campo. Eles foram anunciá-lo aos mais, mas nem a estes deram crédito.»(Marcos 16:12-13)
Evangelho de Lucas afirma que Jesus ficou com os discípulos e jantou com eles após o encontro na estrada:
«Aproximando-se da aldeia para onde iam, deu ele a entender que ia para mais longe. Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica em nossa companhia, porque é tarde e o dia já declinou. Ele entrou para ficar com eles.» (Lucas 24:28-29)

A narrativa detalhada deste episódio é geralmente considerada como uma das melhores narrativas de uma cena bíblica no Evangelho de Lucas[5]. No relato, quando Jesus apareceu a Cléopas e o outro discípulo, a princípio "olhos deles não o puderam reconhecer". Posteriormente, quando Jesus, "estando com eles à mesa, tomando o pão, deu graças, e, partindo-o, dava-lhes", eles o reconheceram.


Fonte: Wikipedia, Estudos Bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário