“Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho”: esse é um dos cinco mandamentos da Igreja Católica. Para você ficar ligado nos dias de preceito, publicamos aqui um calendário especial!
Conforme a autorização que recebeu da Santa Sé, a CNBB transferiu algumas festas de guarda que caem em dias úteis para o domingo anterior ou seguinte (que sempre é um dia de guarda). Nesses casos, o preceito é cumprido no domingo. Indicamos essas situações no calendário abaixo, com uma seta verde.
A CNBB também aboliu o preceito na solenidade de São José (19 de março); portanto, não a indicamos no calendário. Porém, no dia 1º de maio, Feriado do dia do Trabalho, honramos a São José Operário; essa festa foi instituída pelo Papa Pio XII, em 1955.
Muitos católicos pensam que o dia de Finados, a Quarta-feira de Cinzas, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia são dias de preceito; não, não são. Certamente, um bom católico buscará participar das celebrações em sua paróquia nessas datas – afinal, é para isso que o feriado religioso existe – ainda que não tenha essa obrigação.
JANEIRO
1º – Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (Feriado)
6 – Epifania – Festa dos Reis Magos (passou para o domingo anterior)
MAIO
1º – Festa de São José Operário (Feriado)
5 – Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo (passou para o domingo seguinte)
26 – Corpus Christi (Feriado)
29 – Santos Apóstolos Pedro e Paulo (passou para o domingo seguinte)
JULHO
3 – Santos Ap. Pedro e Paulo (originalmente celebrada em 29/06)
AGOSTO
15 – Assunção de Nossa Senhora (passou para o domingo seguinte)
NOVEMBRO
1º – Todos os Santos (passou para o domingo seguinte)
DEZEMBRO
8 – Imaculada Conceição de Nossa Senhora
25 – Natal
Fonte: O Catequista
Nenhum comentário:
Postar um comentário