domingo, 8 de setembro de 2013

Especial Mês da Bíblia - Introdução dos Livros da Bíblia

Números


O nome do livro dos Números provém das importantes listas de números e de nomes contidos nos seus primeiros capítulos. No mais, este livro é uma continuação normal do Exôdo.
O livro dos Números supõe que o povo hebreu já estava dividido em doze tribos ou clãs, e que elas viviam uma existência mais ou menos autônoma, apenas com uma vaga coesão por participarem das mesmas crenças, do mesmo culto, da mesma legislação e da fidelidade à mesma Aliança religiosa. As leis aí contidas se referem à permanência dos hebreus no deserto, mas foram retocadas e adaptadas à vida de comunidade desse mesmo povo.
A história dos hebreus no deserto não é, realmente, muito edificante. Formavam um povo de dura cerviz que reclamavam uma vida fácil, murmuravam contra Deus e chegaram mesmo ao ponto de contestar a legitimidade da autoridade de Moisés (12,2). Todavia, apesar de suas inconstâncias, o povo eleito permanece sempre o objeto de particular misericórdia e de benévola atenção da parte de Deus.
O fim do livro dos Números narra as lutas dos hebreus com as povoações vizinhas da Palestina que se opuseram à sua passagem no decorrer desta lenta imigração. Percebem-se nessas relações os perigos morais, aos quais os hebreus foram expostos: a pureza de sua religião tradicional sofreria graves ameaças.
Essas mesmas narrações explicam também como as instituições sociais e religiosas do povo eleito se baseavam na fé no Deus, com o qual tinham feito aliança.

Fonte: Bíblia Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário