quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Especial Mês da Bíblia - Introdução aos Livros da Bíblia

ATOS DOS APÓSTOLOS



Formam uma sequencia do terceiro Evangelho, e são devididos ao mesmo autor, Lucas que, para redigir, utilizou tradições escritas e orais e escreveu, para uma parte importante de sua narrativa, suas próprias memórias.
Os Atos contam os acontecimentos que marcaram o nascimento da Igreja primitiva: a ascenção de Jesus, o Pentecostes, a primeira pregação em Jerusalém e na Palestina; em seguida, a conversão de Paulo e sua viagens missionárias através da Ásia Menor e na Grécia, sua prisão, seu processo e sua transferência para Roma. A narrativa termina bruscamente, sem falar da Libertação do apóstolo e das suas viagens antes do martírio.
O livro dos antos, em sua primeira parte, insiste antes de tudo sobre a influencia do Espírito Santo no desenvolvimento das primeiras comunidades cristãs.
Na segunda parte, ele se restringe a mostrar como Paulo, seguindo nisso, a exemplo de Pedro, é o grande realizador da entrada em massa dos pagãos na Igreja.
A leitura dos Atos dos Apóstolos - aliás fácil e atraente - é indispensável para uma boa inteligencia das Epístolas de São Paulo.

Fonte: Bíblia Ave Maria.

Um comentário:

  1. Oi querida, obrigada pela visita e carinho lá no blog! Uma semana abençoada pra vc!

    ResponderExcluir