domingo, 1 de dezembro de 2013

Especial: ADVENTO

Círculos Bíblicos - 1o. Círculo



Atenção! Deus chega a cada momento. Mt 24,37-44

Iniciamos o Tempo do Advento, um novo ano litúrgico. Para nós, cristãos, é o verdadeiro “ano novo”, pois nossa vida de fé é marcada e ritmada pela celebração do Mistério de Deus. O Advento é tempo de preparação para o Natal: intensificar a leitura e a meditação da Palavra de Deus e a penitência. Nele aprendemos a esperar com paz e com amor o Senhor que vem. Deus encherá de amor nosso coração e a nossa esperança. Vamos preparar o berço do nosso coração.  O que a Palavra de Deus vem nos dizer neste dia de hoje?

Preparar o ambiente: Bíblia, vela, flores.

1.Acolhida Acolhida calorosa a todos os participantes.

2.Oração Inicial: Anim. Saudemos a Deus presente na vida de todos nós, cantando: Em nome do Pai....Que seu Espírito permaneça conosco.Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis...

Rezemos juntos: Senhor, faz de nosso encontro de hoje um ninho do teu amor. Que saibamos buscar juntos a tua Palavra, e em comunidade levá-la aos nossos irmãos, que, sem perceber, estão sedentos dela. Isto vos pedimos, por Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

3.Recordar a vida:
Somos convidados a ler os sinais dos tempos. Observando as plantas, saberemos quando o verão vai chegar. Pessoas que têm experiências rurais fazem com sabedoria uma leitura do tempo. Gente do mar sabe conhecer os sinais do mar, sabe falar da vida do mar.
 Cada época exige de nós olhares diferentes para que possamos entender o mundo, o ser humano, a vida no seu todo. Precisamos estar atentos para reconhecer os sinais do Reino de Deus  dentro do nosso tempo. Estar vigilantes. Deus vem numa hora em que a gente menos espera. Pode até acontecer que ele vem e a gente não percebe a hora da sua chegada.
·         A partir da nossa experiência,que sinais percebemos no nosso tempo e como podem ser lidos?
·         Vigiamos e somos vigiados! Que valor tem a vigilância, hoje? O que ela significa?

4.Iluminar a vida
a)      Canto de Aclamação.
b)      Chave de leitura:Vamos ouvir o evangelho, prestando atenção nas comparações que Jesus usou para transmitir sua mensagem.
c)      Leitura do texto:Mt 24,37- 44. Momento de silêncio.
COMPARTILHANDO A RIQUEZA DA PALAVRA DE DEUS
1.      Vamos lembrar cada parte do texto. O que mais chamou a sua atenção?
2.      Jesus diz claramente que ninguém conhece a data do fim do mundo, “nem os anjos, nem o Filho, mas só o Pai”. Então, o que ele quer nos ensinar com as comparações da figueira e da história de Noé?
3.      “Uma pessoa é tomada, a outra é deixada!” O que Jesus quer ensinar com esta frase?


4.      Estamos atentos aos sinais dos tempos de hoje? Quais são eles?
5.      Como demonstramos, na prática, atitudes de quem está vigilante, em estado de alerta, para não deixarmos passar as oportunidades de reconhecer o Senhor que vem a nós no rosto dos irmãos e irmãs?

L1. Somos chamados a acolher com sinceridade a boa nova. Retomar com mais vigor o caminho do Reino de Deus que também é nosso. Ser comunidade que evangeliza é envolver-se em todos os aspectos, para que a justiça aconteça, em prol do bem estar social e econômico. Como nos diz o Documento de Medellín, assim como Cristo consumou a obra da redenção na pobreza e na perseguição, também a Igreja não foi instituída para buscar a glória terrestre, mas para proclamar, também, com seu próprio exemplo a humildade e a renúncia. Devemos, pois, estar atentos a uma nova forma de levar a Palavra de Deus às pessoas, tornando-a fonte de inspiração para a nossa vida.

Cantar: É como a chuva que lava,/ é como o fogo que abrasa:/ Tua Palavra é assim,/ não passa por mim sem deixar um sinal!

L2. Todos nós, devemos nos sentir responsáveis pela evangelização. È uma ação de todos os batizados, principalmente neste clima de preparação para a grande celebração do nascimento do Mestre. O Natal é um momento forte para descobrir um novo rosto de Jesus na comunidade. E por isso, somos todos convidados a fixar os olhos nele; mas um olhar fixo que não distrai, que não pisca, que não cochila. Um olhar que se mantém atraído por aquele que tudo contém. Se quisermos corresponder a este momento de graça, nossa atitude deve ser a de vigilância, discernimento e empenho na atividade cotidiana de nossa missão.

Cantar: É missão de todos nós, Deus chama, quero ouvir a sua voz! ( Bis)

5. Rezar a Vida- O que esse texto nos faz dizer a Deus?
1. Preces espontâneas: Após cada prece, vamos dizer: “Abri, Senhor, nossos olhos, para perceber vossa presença”. 2. Rezar o Salmo 94

6. Compromissos da semana: 
1°Repartir as tarefas do próximo Círculo Bíblico. 
2° Preparar a celebração da Festa da Imaculada Conceição, especialmente nas comunidades que a tem como Padroeira. 
3° Combinar a participação da Novena de Natal. Ajudar a alistar as casas das famílias, para que todas as famílias participem. Trazer sugestões para o Natal da comunidade.


7. Encerramento: Canto. Pai Nosso. Ave-Maria. Bênção. Despedida. 

Fonte: Pascom - Diocese de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário