segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Reflexão - 4o. Domingo do Tempo Comum


Puxa! Se entendêssemos verdadeiramente o que Deus deseja de nós e o porquê Ele nos criou e para qual função Ele nos empenhou, seríamos os mais felizes do mundo. Somente os sábios ou aqueles que se dedicam a sabedoria podem perceber isso. Você, meu irmão e minha irmã, porque nasceu? Por qual motivo Deus te criou? Qual é o seu papel no mundo? Será que o que você faz na vida é realmente o que Deus queria que fizesse? Certamente são perguntas que somente na eternidade saberemos.

Mas não pense que a Palavra de Deus a Jeremias não cabe a você: Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. Sim a cada um de nós Deus tem um projeto, uma perspectiva em que, no caminho da vida, iremos nos santificar com a ajuda da Graça, iremos aperfeiçoar adquirindo perfeição na abstração de conhecimento das coisas que nos cerca e com isso implantar o Reino de Deus no mundo decaído pelo pecado.

Somos então companheiros de Deus, pois Ele nos chama de amigos: “Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai”. (Jo 15, 15). Deus nos cria pelo Seu amor para que possamos participar de Sua glória e ser um com Ele. O Pecado desfigurou esta comunhão que Cristo recuperou com sua paixão, morte e ressurreição, agora cabe a nós movidos pelo Espírito Santo restabelecer em nós a semelhança desfigurada pelo pecado. Hoje temos tudo em nossas mãos: A graça; O Espírito Santo; A Salvação; A Comunhão com os Santos; A Vida Eterna; A Presença da Trindade inteirinha em nós. Só necessitamos de colocar nossa liberdade nas mãos do Senhor e permitir que Ele dirija nossa vida, nossas opções, com sabedoria e humildade. Necessitamos da Vida no Espírito. Sermos pessoas espirituais, olharmos o mundo com os olhos de Deus para isso temos que cultivar a vida de oração pessoal e ter a prioridade de Deus em nós antes de qualquer coisa.

Na segunda leitura São Paulo nos adverte que a caridade está acima de tudo, mas como conseguir a caridade? Como amar o inimigo? Como estar de bem com tudo o que acontece em nossa vida? Como aceitar as intempéries de nossa caminhada? Certamente no mundo não é que encontraremos tal solução. Buscamos a felicidade e nos adentramos no mundo do consumismo, ativismo, capitalismo, individualismo e o que encontramos é um prazer que passa e um buraco que cresce dentro de nosso interior onde nos vemos angustiados e muitas vezes a vida sem sentido e para muitos o desespero de ter que viver. Como seria bom se crescêssemos, mas não perdêssemos a criança inocente que um dia existiu em nós: “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança”. Por que rejeitamos os valores de criança. Porque o pecado entrou em nossas vidas e nos levou a querermos ser deus com poder, com supremacia, com ambição, orgulho ao ponto de matar em nós o Espírito de Deus que nos queria conduzir a verdadeira felicidade?

É tempo de mudar, ainda dá tempo, o Senhor nos chama a conversão: “Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior”. Que caminho é esse? É o amor, a Caridade. Santo Agostinho nos fala: “Ame e faça o que quiseres”. Sim, quem está no amor, e amor é Deus, está completamente envolto pela Graça e verdadeiramente está conduzido pelo Espírito Santo. Façamos d’Ele o MESTRE DE NOSSA ALMA, o condutor de nosso caminho, o mediador de nossos obstáculos, o defensor de nossas tribulações. A Palavra nos fala que Ele é nosso advogado e nosso consolador. Advogado por que nos defende de todas as investidas do Mal e consolador por que nos dá a conhecer, na esperança, as alegrias do Céu.

“Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido”. Mesmo que não perfeitamente, hoje, vemos a glória de Deus resplandecer em nossas vidas, mesmo não me conhecendo sei que Aquele que me conhece dirige a minha vida para que um dia eu reine com Ele em sua glória.

Mas não se preocupe, não busque retribuição dos homens ou que reconheçam seus valores e suas aptidões –“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta
é bem recebido em sua pátria”. Saiba onde você colocou sua esperança e que somente a caridade pode te levar a ser perfeito como vosso Pai do Céu deseja.


Ame, ame até morrer de amor...

Antonio ComDeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário