sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Aos invejosos de plantão...



ESTÁS COM INVEJA PORQUE ESTOU SENDO BOM?
(Mt 20, 15b)

Em tempos de FACEBOOK, o melhor conceito de inveja para mim é: NÃO TENHO INVEJA DO OUTRO POR EU NÃO TER AQUILO QUE ELE TEM, MAS TENHO INVEJA PORQUE ELE TEM O QUE EU TAMBÉM TENHO.
Imaginar que a inveja é desejar ter o que o outro tem, é errado, isso na verdade é a cobiça também catalogada na Bíblia como pecado.
A inveja nada mais é do que um sentimento de desgosto ocasionado pela felicidade do outro.
Em outras palavras, a inveja é a tremenda raiva que a pessoa desenvolve porque o outro está bem, está feliz.

Existe uma fina distinção entre a inveja e a cobiça. “A pessoa cobiçosa quer possuir os bens do vizinho, enquanto que a pessoa invejosa lamenta esses bens. Ela fica triste por causa de prosperidade do vizinho” (W.F. May).
A inveja se desenvolve geralmente entre pessoas que possuem o mesmo nível de vida, a mesma profissão, os mesmos relacionamentos, frequentam os mesmos ambientes. 
Vou dar um exemplo prático: sou catequista e não tenho inveja de alguém que canta nas missas, porque estamos em serviços diferentes, mas se eu fosse cantora certamente teria por não ter as mesmas capacidades e os méritos que o outro tem.

Conseguimos guardar a inveja e muito bem. Olavo de Carvalho na crônica ‘Dialética da Inveja’ diz: “A gente confessa ódio, humilhação, medo, ciúme, tristeza, cobiça. Inveja, nunca. A inveja admitida se anularia no ato, transmutando-se em competição franca ou em desistência resignada. A inveja é o único sentimento que se alimenta de sua própria ocultação”.
A confissão deve ser o primeiro passo. Confessar a Deus que nutre inveja por tal e tal pessoa, que não suporta ver esse alguém sendo melhor, que tem raiva quando alguém recebe um elogio e eu não.
E pensemos com o coração de Deus. Todos nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, portanto, todos nós fomos criados com valores e virtudes e existe espaço para todos nós no mundo. O sol é para todos.
O apóstolo Paulo nos exorta e desafia na sua carta aos Romanos. Ele diz: “Amai-vos cordialmente, uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”.
Ser católico é isso. Ou seguimos retamente aquilo que Deus nos deixou, ou muita gente ainda via morrer de INVEJA.
Luciana Dias
Visuais: Nani Humor

Nenhum comentário:

Postar um comentário