quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Missa das Crianças

Olá Crianças!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não esqueça que sábado tem Missa e sera no Salão Paroquial, pois a Matriz está sendo pintada.
Grande abraço e que Deus guarde  a todos.
Estamos esperando você!


sábado, 26 de outubro de 2013

Primeira Comunhão - Exagero de Simplicidade


Está chegando o fim do ano... muitas paróquias preferem celebrar a primeira Eucaristia neste tempo, que é o nosso caso. Mas muitos outros catequistas ainda me perguntam: Qual roupa vamos "adotar" para a celebração este ano? Alguns dizem: "Tanto faz, o que importa é o coração"
Mas o que mostra a Santa Madre Igreja?
O Catecismo da Igreja Católica (1387) afirma, sobre o momento da Sagrada Comunhão: "A atitude corporal - gestos, roupa - Há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento  em que Cristo se torna nosso hóspede."

Para compreender o porquê do Catecismo afirmar a respeito das vestes é que a Santa Missa é a renovação do Sacrifício de Jesus Cristo.
Precisamos ter bom-senso, partindo do princípio da solenidade, do respeito e não banalizar o sagrado.

Quanto aos que afirmam que "o que importa é o coração", vale lembrar que aqui não cabe a aplicação deste princípio, pois isso implicaria em colocar-se em contraposição com grandes partes das normas litúrgicas da Santa Igreja, bem como com os diversos símbolos e sinais (paramentos, velas, incenso, gesto do corpo, etc) que partem da necessidade de se manifestar com sinais externos a fé católica a respeito no que acontece no sacrifício da Missa, bem como manifestar externamente a honra devida a Deus. A atitude interna é fundamental, mas desprezar as atitudes externas é um erro.

Se a criança teve realmente uma boa catequese, porque nos preocupar com que a criança vai pensar? Que Jesus tem que se o principal da festa e não a roupa? Então a catequese foi "meia sola" (como diz uma colega de blog - Imaculada Cintra).

Quando batizamos nossas crianças,  fazemos vestidos lindos, roupinhas brancas... (até porque a Sagrada Liturgia exige). Quando um padre se ordena, escolhe a melhor túnica, casula, estola... acredito que muitas noivas, por mais que conheçam a Cristo e sirvam a Deus, não se casariam de camiseta (o cúmulo da HUMILDADE rs) e porque nossas crianças precisam celebrar o mais precioso dos sacramentos (sou catequista, tenho que puxar sardinha para minha rede) de camiseta???? Só para mostrar simplicidade???? Tem até paróquia que faz a celebração em um SALÃO do lado da Igreja!!!! (ninguém merece)

Irmãos, não é o hábito que faz o monge, mas só conhecemos um monge por meio do hábito.
Muitos chamam de exagero, alguns vestidos das meninas, mas exagero mesmo é na celebração da Primeira Comunhão que tem crianças que o vão fazer de chinelo de dedo. Alguns catequistas não diz nada porque a família é simples, pobre, humilde... mas eu tenho certeza que quando tem um festa como de Natal ou passagem do ano novo, se essas mesmas mães são as primeiras a irem comprar as melhores roupas para seus filhos...engraçado? Não! É realidade!
Não tenham dúvidas, tanto rico quanto pobre querem se vestir bem em determinados ambientes e celebrações e a Primeira Comunhão tem todo o rigor de o ser: IMPORTANTE!

Luciana Dias

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Atividade - 30o. Domingo do Tempo Comum - Ano C

Oi Irmãos. Mais uma atividade para nossas crianças. Deus vos guarde sempre!


O Fariseu e o Publicano

O momento de oração na vida do cristão deve receber atenção especial. Com este evangelho podemos aprender que para chegarmos a Deus por meio da oração é preciso humildade.















quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Missa das Crianças

O juiz injusto
Acolhida – Boa noite queridas crianças.

Boa noite a todos vocês aqui presentes, sejam todos muito bem vindos a esta celebração.

Crianças, eu trouxe aqui comigo hoje uma surpresa. E ela é gostosa. Quem quer? Então eu vou escolher três crianças pra disputarem, entre elas, a minha surpresa. Vocês escolherão entre eles quem souber me convencer.

Por que vocês escolheram este aqui? Ah, foi porque ele foi o mais insistente. Chegou até o ser chato, não é mesmo? Pois vocês acreditam que hoje, Deus nos fala sobre isso, para acreditarmos na nossa perseverança em pedir.

Pensem bem , pois eu que não sou nada pra vocês ... diante da insistência desse menino eu dei essa surpresa pra ele , imagina o que um pai amoroso, como Deus, diante de tantos pedidos nossos, vendo nossa urgência, não iria nos atender?

Pois é justamente isso que Deus nos coloca hoje, pra sermos perseverantes em nossa fé, em nossos pedidos, insistentes , porque se no evangelho ele nos conta a historia de um juiz que não temia a Deus e nem aos homens e diante da insistência do pedido favorável uma viúva , imaginem Ele que nos ama sem medidas. Nós somos não podemos é perder a fé .

Todos em pé pra cantarmos com alegria o canto de entrada.

Ato penitencial -
 Engraçado crianças, o evangelho de hoje foi escrito faz tempo, mas suas palavras tem tanta vida que é como se estivesse sendo escrito agora. Vejam só uma situação que vivemos.

Há mais ou menos quatro meses, não chovia.

Era um calor infernal... e tem dias um inverno rigoroso, mesmo fora do tempo , Parecendo coisa do encardido que queria que tudo secasse, ou gelasse , congelasse até nossas emoções , igual ele quer secar e congelar nossa alma.

Mas conte-me: quem pediu a Deus chuva aqui? ( deixar que as crianças e adultos levantem as mãos )E foram insistentes , ou não acreditaram que era Deu quem governasse o tempo ?

E quando a gente pediu logo choveu? Não, tudo parecia tão seco, parece que varreram o chão, secou o mato, morreram plantas e bichos, tudo estava com paisagem de deserto de tão seco. Mas ai, veio à chuva... O mato agradeceu porque criou vida nova, o rio chorou lágrimas de alegria que alimentaram os animais que, por sua vez ,deram seu agradecimento louvando a natureza , saltando , pulando no meio da mata que cresceu.

Assim crianças, somos nós, quando vivemos no pecado, é igual à seca... Tudo parece morto e sem vida, seco e árduo , mas ao menor sinal de nosso arrependimento, e ao chamado de Deus pra nos ajudar, lá vem à chuva boa que lava nosso pecado e nos traz vida nova... Vida para sempre. Por isso, vamos todos pedir a Deus o seu perdão para mudar de vez nossa sequidão, transformando nossa vida, como a chuva transforma o chão. vamos pedir perdão cantando

Leitura – Deus, grande criador, que nos ama com eterna confiança, nos diz que devemos acreditar, pois ele faz em nossas vidas maravilhas. Todos sentadinhos, vamos ouvir a nossa leitura.

Aclamação - Jesus nos coloca a situação de um juiz e uma viúva, onde a viúva pedia incessantemente que ele atendesse seu pedido. Devido à insistência, ele atendeu. Vamos ouvir esse evangelho, depois de cantarmos bem bonito pra nosso Deus.

Preces- 

Ofertório – Crianças, hoje no ofertório, como presente para nosso Deus, queremos mandar um recado que será nossa oferta.

Quando a queremos mandar um recado para alguém, como é que a gente faz? Ah, já sei. Vamos mandar por telefone,... Isso , quando queremos falar com os outros , nós telefonamos. Mas espere ai, e se Deus não tiver telefone?

Ah. Mas rádio ele deve ter. Todo mundo tem. Lá na sua casa não tem?

Icha , mas eu estou pensando , será que as ondas do rádio alcançam o céu?

Eu tenho que mandar nossa oferta nesse recado aqui... Já sei, vamos mandar pela televisão. Deus há de receber nosso recado. Mas qual programa são tantos e tantos canais, até Deus encontrar pode ser tarde demais.

É nosso recado, né ,crianças. Ah, como não pensei nisso antes, vamos mandar por carta, assim ele saberá rapidamente do nosso recadinho.

Mas quem sabe o endereço do céu assim de cor?

Mas está difícil demais mandar esse recado, gente.

Isso! Vamos mandar pelo computador. Pelo e-mail... Deus vai adorar receber nosso recado, mesmo sabendo que a sua caixa de e-mails deve ser lotada, esperando vaga pra milhares de pessoas, como nós, que querem mandar também seu recado. Vamos então mandar pra WWW. Deus? Ponto o que .. ponto infinito será ?

Etá recado difícil de chegar... usamos todos os meios de comunicação e até agora nada de chegarmos até nosso Deus . Vamos então pensar...

Já sei. Deus disse que está presente dentro da gente. Vamos fazer o seguinte, enquanto o padre estende as mãos ao céu pra transformar o pão e o vinho. Vamos olhar pra dentro de nós, com os olhos fechadinhos e vamos dizer baixinho o nosso recadinho. Pai do céu, eu te amo, não tem presente maior do que esse.

Agora com alegria, vamos ficar em pé e cantar para nosso Deus.

Comunhão – Que alegria! Jesus nos ama nos quer bem pertinho dele, nos chama a sentarmos em sua mesa, a nos servir do pão da vida. Vamos cantar com muito entusiasmo na grande de Jesus.

Ação de graças – Jesus hoje nos explica que não é preciso multiplicar palavras na oração porque Deus sabe o que precisamos antes de formular a primeira frase. A oração insistente, portanto, não pode ter como objetivo a resistência de Deus. Ele já está, sempre, a nosso favor. Por isso é importante pedir , ter fé e acreditar para fortalecer nossa fé ,mas Deus é quem sabe quando ele vai derramar suas graças sobre nós .

A oração nos mantém ligados ao Pai, para fortalecer a esperança, para alimentar a fé, para não nos deixar desistir. Deus não precisa ser lembrado de suas tarefas de Pai e Salvador; nós é que não podemos nos esquecer que somos amados e que o Senhor misericordioso quer para nós sempre o melhor. isso é pra não nos esquecermos nunca mais ...não é mesmo , crianças ?!

Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?

Esta, crianças, foi a ultima frase do evangelho de hoje que Jesus nos faz ... Por que será que Jesus tem essa desconfiança? Será que hoje, se Jesus viesse novamente a terra irá encontrar entre vocês, crianças que rezam muito, que pedem pelos velhinhos, pelos pecadores, pelas pessoas sofridas, que se preocupam com os outros, que cuidam de seus pais, que ajudam em casa, que fazem suas tarefas sem reclamar e que o amam de verdade??? Esses são nossos questionamentos , pra pensarmos durante a semana.
29º Domingo do Tempo Comum: Lc 18,1-8
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista
Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, Letras e Direito. É pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo UNIFOR-MG.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividade - 29o. Domingo do Tempo Comum - Ano C

Oi amigos. Mais uma atividade para este domingo. Deus guarde a todos e um fim de semana abençoado.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sete características do líder



Todos nós somos líderes. Bom ou ruim somos líderes. Vou falar das sete características de um líder. Pode ser líder na família, na Igreja, no país, mas ele tem sete características muito importantes. 

A característica principal de um líder é a visão. 
Ele sabe olhar, olha e descobre coisas novas, caminhos novos porque tem visão. Um líder se identifica pela sua visão. O líder que tem visão olha além dos outros, é capaz de descobri aquilo que os outros não descobrem. Ele tem como um telescópio para olhar longe aquilo que os outros não podem olhar. Enquanto muitos caminham com os olhos no chão, ele olha para o céu para descobrir novas estrelas. Ele sabe olhar o final do caminho, não fica parado para ver o que acontece. Sabe aproveitar tudo, também nos erros, e aprende com eles. 

Quero falar de um líder que se chamava Saul, diz a Escritura que a estatura de Saul era maior que os demais, ele era capaz de olhar aquilo que os outros não olhavam. Os líderes são capazes de olhar aquilo que os outros não podem. Primeira característica do líder é olhar além. 

Segunda característica de um líder: líder não olha para trás, olha para frente. 
O líder é aquele que diz: “olha para frente”. O marinheiro quando deixa o mar não olha para trás, mas para frente. Não olha para o passado, mas para o futuro e sabe ver adiante. Se você caminha olhando para trás, você vai ter torcicolo. O grito do líder é sempre: “bola para frente”. Tem um otimismo para ver para frente. 

Paulo de Tarso era um líder que sempre dizia: “bola para frente”. Não é a pessoa que te escraviza, você mesmo é quem se escraviza quando vive no passado e não vive o presente e nem vê o futuro. 

Segunda característica do líder é aquele que sempre diz “bola para frente”. Diga isso para seus filhos, dê coragem para eles. 

Terceira característica do líder: o líder dá boas notícias, é aquele que descobre e grita: “terra a vista”. 
O líder não anuncia coisas ruins, anuncia boas novas. Terceira característica do líder anuncia boas novas. Por que temos essa visão negativa de estar sempre dizendo coisas ruins? 

O líder acredita na visão e compartilha com os outros

Quarta característica do líder: o líder partilha sua visão com outros, contagia os outros com sua visão, acredita na sua visão, naquilo que ele pode sonhar.
A visão não é para você, mas para compartilhar com os outros. O líder acredita na visão e compartilha com os outros, não esconde a luz debaixo da mesa, compartilha a luz para que outros tenham a mesma visão. Esse é um passo importantíssimo, o líder faz os outros olhar de perto aquilo que ele olhou de longe. 

Quinta característica do líder: o líder define um objetivo. 
O objetivo deve ser um, se você tem dois objetivos, começa a se dividir. Os loucos são aqueles que têm muitos objetivos na vida. O líder é aquele que é capaz de definir um objetivo. Paulo de Tarso era um líder fantástico, pois definiu um único objetivo, evangelizar. Paulo tinha muito claro o objetivo de sua vida. Você tem claro um objetivo na sua vida? Fomos criados para sermos felizes, esse é o objetivo da vida cristã, ser feliz neste mundo e no outro. Se eu tenho claro esse objetivo eu não vou fazer nada para perder essa felicidade. Você é feliz fazendo feliz o outro. 

Sexta característica do líder: o líder contagia, é aquele que tem fonte de energia positiva para os outros, ele dá coragem. 
O líder sempre diz que é possível, ele dá coragem aos outros para caminhar por caminhos virgens, nas fronteiras. Você dá coragem para seus filhos fazer coisas novas? Ele não tira a coragem dos outros, ele dá coragem. Você dá coragem ou tira coragem dos outros? 

Sétima característica do líder: o líder faz aterrissagem. 
Não basta navegar é preciso saber atracar. Um líder é aquele que sabe fazer a estratégia para conseguir o objetivo, não basta ter um sonho, é necessário também fazer aterrissagem. Não basta dizer lá está o objetivo, mas um plano para alcançar esse objetivo. 

Concluindo, líder é aquele que tem visão.
Sabe olhar à esquerda e à direita, descobre aquilo que os outros não vêem, ele olha além. Anuncia boas notícias. Partilha sua missão com os outros, define objetivos, ele contagia e sabe aterrissar. 

"Quero ser Senhor um bom líder para meus filhos, dando coragem para eles, quero ser um bom líder em minha família, seguindo a Jesus meu único líder".

Transcrição: Willieny Isaias
www.cancaonova.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Especial Dia das Crianças

Cartõezinhos para o Dia das Crianças - Smart Kids










Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2013


A Eucaristia é mistério de fé que ultrapassa qualquer razão e inteligência.
Não se vê com os olhos, se sente com o coração. 
É alimento da alma, é o corpo e sangue de Cristo presente na Eucaristia. 
Vamos Rezar: Maria, mulher eucarística que o meu coração esteja sempre preparado para receber Jesus na Eucaristia. Amém
Fonte:A12.com

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Atividade 28o. Domingo do Tempo Comum - Ano C

Oi! Irmãos. Mais uma atividade para as nossas crianças.
Seria muito bom que a criança fosse à Missa para ter noção do que se fala a tarefinha.
Até mais e que Deus guarde a todos.


Luciana Dias

Jornada Diocesana da Juventude


Programação

7h – Acolhida em Tacima para o Café
8h Concentração na Cidade de Passa e Fica (entrada do Santuário) e depois Caminhada até o Santuário.
10h – Missa – Presidida por Dom Lucena (após a missa partilha da JMJ).
12h – Almoço
13h – Apresentação Cultural
13h30 – Catequese (Palestra)
14h30 – Adoração
15h30 - Encerramento

Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2013













7o. Dia
Maria: Peregrina da Fé!


Transfiguração de Jesus - Jesus transfigurou-se diante dos discípulos, no alto do monte Tabor. Os apóstolos viveram tão de perto a verdade do Ressuscitado que nem queriam sair dali.
A glória de Maria está acima das dos anjos e santos; é inferior apenas a glória de Jesus.

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida  

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2013













6o. Dia
Maria: Missionária do Reino!


Anuncio do Reino de Deus - Maria está sempre presente na vida do povo. Aproximar-se de Maria é aproximar-se de Jesus. Maria nos ensina e nos convida para escutar o chamado de Jesus: "Ide e Anunciai!"Quem se torna missionário do Reino, tem Maria por fiel modelo.

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Os dez leprosos


Aconteceu que, caminhando para Jerusalém,
Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.


Quando estava para entrar num povoado,
dez leprosos vieram ao seu encontro.
Pararam à distância,

e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'

 Ao vê-los, Jesus disse:
'Ide apresentar-vos aos sacerdotes.'
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.
Um deles, ao perceber que estava curado,
voltou glorificando a Deus em alta voz;
atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra,
e lhe agradeceu.
E este era um samaritano.
Então Jesus lhe perguntou:
'Não foram dez os curados?
E os outro nove, onde estão?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus,
a não ser este estrangeiro?'
E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.'


Para Colorir









Fonte: Liturgia Diária - CNBB
Visuais - Internet