domingo, 30 de setembro de 2012

Enquete




Participe da ENQUETE:
Sua opinião é muito importante!

Processo Catecumenal


Objetivo: formar verdadeiros discípulos que darão testemunho de vida cristã no meio em que vivem.

Importância hoje: a comunidade desperta para o acolhimento. A Iniciação Cristã é o eixo fundamental de toda ação Evangelizadora de nossa paróquia.

O que é Processo Catecumenal:
Experiência de Deus e da fé na comunidade eclesial, cuja metodologia está contida no RICA. Implica em acolhimento e acompanhamento individual – cada um tem a sua própria história, sua situação particular, que se enquadrará em ritos específicos; os ritos marcam a passagem de um tempo para outro. Acontece em consonância com o tempo litúrgico, de modo que, mais intensamente, se integrem o mistério celebrado e o mistério vivido.
**Os candidatos, sejam eles batizados ou não, depois de avaliados pela equipe de catequistas, são consultados sobre a sua disposição de passar para a próxima etapa.

Pré-Catecumenato
Tempo de acolhimento e evangelização – anúncio do kerigma
Esse processo se iniciou em nossa paróquia em Novembro do ano passado.
Rito de Admissão-
Catecumenato
Tempo de Catequese: exposição sistemática do Credo, Mandamentos, Pai Nosso, Sacramentos
Acompanhamento da vida
Prática da vida cristã- Ritos litúrgicos apropriados – Cooperação ativa nas ações evangelizadoras da comunidade

Rito de Eleição
Purificação ou Iluminação
Tempo de recolhimento em preparação às celebrações dos Sacramentos
Preparação imediata de caráter penitencial (Quaresma: escrutínios)
Recepção dos sacramentos
Sábado Santo – Símbolo, Éfeta, Nome, Unção
Celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã
Batismo e Eucaristia na Vigília Pascal.

Mistagogia
Tempo de mergulhar (saborear, vivenciar) no Mistério com catequese específica. Começa com a Solenidade da Páscoa da Ressurreição e encerra-se com a bênção e o envio para o trabalho em alguma pastoral, da paróquia, no dia de Pentecostes.

Fonte: RICA

GOSTARIA DE SABER DOS AMIGOS CATEQUISTAS, COMO ESTÁ SENDO A EXPERIÊNCIA NO PROCESSO CATECUMENAL COM VOCÊS, O QUE DEU CERTO, O QUE NÃO DEU... ENFIM, ATÉ COMO ESTÁ OS ESTUDOS...
Partilhem...!!!

Grande abraço!

Luciana Dias


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Santo Anjo do Senhor


Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. 

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra. 

Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja. 

Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo. 

Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros. 

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

Fonte: Paulinas



Fonte: Canção Nova