sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Exercitando

Queridos amigos, nestes próximos domingos (primeiro e segundo domingo do Advento), não publicarei o EXERCITANDO, pois amanhã e domingo estaremos em retiro no Carmelo do Sagrado Coração de Jesus com nossas crianças; dia 07 de dezembro 12 crianças irão se batizar e dia 08 de dezembro (dia de Nossa Senhora da Conceição) 45 crianças irão fazer sua Primeira Eucaristia. Por isso peço desculpas e ao mesmo tempo suas orações para conosco.
Logo, logo posto as fotos de nossas festividades. Grande abraço, e agradeço a compreensão de todos.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Enfeites de Natal

Oi Amigos... para festejar com as crianças, gosto de que elas mesmas façam seus enfeites de Natal para colocarmos na Árvore da Paróquia. Bom trabalho!












Fonte: SmartKids

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ano Litúrgico - Ano C

Oi amigos... com a ajuda de vocês catequistas, suas crianças irão aprender muito mais do que se trata o Ano Litúrgico. Grande abraço!


Jacozinho do Senhor
Luciana Dias

sábado, 24 de novembro de 2012

Lembrancinhas para os Catecúmenos

Oi amigos, hoje a noite vamos fazer ter a entrega do Símbolo para os catecúmenos de nossa paróquia, e preparamos um mino para ser entregue a eles. Grande abraço e que o Senhor abençoe a essas crianças que em breve farão parte da família cristã.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Exercitando - Solenidade de Cristo Rei

Olá amigos!
Desculpe-me pelo atraso da postagem do Exercitando desta semana.
Mais uma vez coloco a disposição uma pequena lembrancinha do Salmo deste domingo, lindo Salmo por sinal, o Salmo 92. 
Deus abençoe a semana de todos e uma boa festa de CRISTO REI!


Luciana Dias
Jacozinho do Senhor


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Santa Cecília - Rogai por Nós!


Oi Amigos...
Minha filha tem o nome em homenagem a esta santa que admiro, pois amo música, principalmente litúrgica (rs rs). Veja sua história...


Existe uma mártir da Igreja que nos deixou uma história fenomenal, é padroeira, protetora dos músicos. Cecília viveu nos primeiros séculos da Igreja, era de família nobre, que tinha muitas posses. Naquele tempo, a Igreja vivia o duro período da perseguição.

Para professar a fé, se encontrar com a Palavra e a Eucaristia muitos tinham que celebrar às escondidas. Muitas vezes, isso acontecia nas casas das famílias e Cecília tinha o prazer de emprestar sua casa para a celebração da Santa Missa.

Cantava maravilhosamente, fazendo com que todos sentissem a presença de Deus, também era instrumentista – tocava piano e harpa. E, por causa de sua beleza externa e também por causa de sua voz, o imperador quis possuí-la; então a convidou para ir até seu palácio e lhe fez esta proposta: "Venha morar comigo aqui no palácio e eu lhe darei tudo que você ainda não pôde experimentar. Quero ouvir sua música e ter você a meu lado". Ela respondeu que não poderia ir, porque estava noiva e amava Jesus de Nazaré. Então voltou para casa, mas começou a ser perseguida pelo imperador para que mudasse de ideia. Mas permaneceu fiel.

Passado algum tempo, ao chegar o dia das núpcias deles, quando partilharia com o esposo o amor que celebraram diante de Deus no leito nupcial, ela faz uma revelação a seu esposo, olhando em seus olhos: "O amor do Senhor me conquistou. Eu te amo também, mas preciso lhe pedir que me permita viver para Ele, mesmo estando a seu lado. Guardando a minha virgindade".

O marido, confuso, mas também tocado por suas palavras responde: "Eu acredito em você se um anjo vier e disser que você pertence a Deus". Então Cecília se ajoelhou e fez uma oração que seu esposo jamais esqueceu, pedindo a Deus este sinal. Aqui encontramos a espiritualidade do músico, pois a canção, na verdade, é extensão, consequência de toda intimidade que o músico tem com o Senhor. 

O anjo então entrou no quarto nupcial e se aproximando do esposo disse: “Ela pertence ao Senhor”. Naquela hora, o esposo consagrou-se também ao Senhor para viver unido a ela formando um casal, mas vivendo os dois castamente para o Senhor.

Mas o imperador não desistiu da jovem santa e depois de matar o esposo de Cecília, pediu-lhe que renunciasse a Deus. Ela negou e ficou presa uma semana, sem nenhum contato com ninguém, não podia nem cantar. Mas permaneceu firme e consciente do que queria, mesmo enfraquecida. Todo músico passa por situações dolorosas, quem não sofre não vive, quem não vive não cresce, quem não cresce não morre e quem não morre não ressuscita. 

Depois de ter sobrevivido a um incêndio, tiraram-lhe seu instrumento mais precioso – sua voz. O soldado cortou com uma faca a garganta de Cecília. É conhecimento médico que alguém sofrendo um corte nessa área morre em minutos. Mas, por um milagre, ela sobreviveu ainda por três dias.

Os cristãos que estavam por perto pediram que escrevesse um “testamento”. Cada músico precisa pensar em seu testamento. Nosso Senhor deixou seu testamento na cruz, por meio das 7 palavras. Qual herança você vai deixar? Cecília escrevia as últimas recomendações a seus criados e amigos. Uma delas era que sua casa fosse transformada em uma Igreja e, de fato, hoje a casa da padroeira dos músicos está no subsolo de uma basílica dedicada a ela. Antes de morrer, ela disse, por meio de gestos: “Morro por causa de meu Deus”.

Dê a Deus o seu melhor, como Cecília que não teve medo de dar até a própria vida. Nós precisamos de cristãos que tenha a coragem de dar a vida, há esperança para o nosso Brasil, há esperança para a Igreja. 

Não retenha nada para si, confie, dê ao Senhor o seu máximo. Porque Ele já lhe deu tudo, já fez tudo por você. Músico, não retenha nenhuma nota sequer, dê tudo ao Senhor. 

Não espere amanhã, não podemos aumentar um dia sequer na nossa existência. E se for a sua última chance? Renda-se diante do amor de Deus, renda-se diante do tudo que Deus lhe deu. Se você precisa de ajuda, eu também preciso, todos nós precisamos. Mas comece com humildade, uma coisa de cada vez. Comece rendendo-se ao Senhor.



Fonte: Canção Nova - Música



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Convites e acessórios para festa de Primeira Comunhão

Oi amigos, sei que muitas paróquias já fizeram a Celebração de Primeira Comunhão, mas encontrei no blog de uma amiga: www.fazendominhafesta.blogspot.com, uma infinidade de tags, convites, cartões de agradecimento... enfim, muitas alternativas para lembrancinhas de Primeira Comunhão, e resolvi postar por aqui, pois são lindos mimos.

















Fonte: www.fazendominhafesta.blogspot.com

domingo, 18 de novembro de 2012

Novena de Natal para Crianças

Oi amigos! Este ano vamos fazer mais uma noveninha de Natal com nossas crianças e decidi compartilhar.
Espero que gostem... e a propósito, podem postar nos seus blogs e agendar com suas crianças a novena nas casas delas.









sábado, 17 de novembro de 2012

As Velas do Advento


Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor.
                                                Neste sentido, relembramos que as vestes litúrgicas devem ser de cor roxa,  como sinal de nossa conversão em preparação para o Natal, com exceção do terceiro domingo, onde o rosa substitui o roxo, revelando o Domingo da Alegria (ou Domingo Gaudette).  O Advento deve ser tempo de celebração onde a sobriedade e a moderação são características peculiares da liturgia, evitando-se antecipar a plena alegria da festa do Natal de Jesus. Por isso, neste período não se entoa o "Glória" e nossos passos, nesse recolhimento, seguem em direção ao sublime momento do nascimento de Jesus.

AS QUATRO VELAS

Rito - Na celebração eucarística, um pequeno rito pode ser colocado no início da celebração, liturgia da palavra ou qualquer outro momento conforme o designar o celebrante. O acender das velas, normalmente é aberto com a bênção das velas, canto e oração própria.  Seria também muito próprio fazer, em nossas casas,  uma breve oração e acendimento das velas nos Domingos que antecedem o natal.

1º Domingo do Advento - Acende-se a  PRIMEIRA VELA
  A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal,  onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a  humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda  nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.
Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

2º Domingo do Advento - Acende-se a  SEGUNDA VELA
 A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.
Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!



3º Domingo do Advento - Acende-se a  TERCEIRA VELA (Rosa)
 A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor litúrgica de hoje, o rosa,  indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette,  onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.
Oração:
Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto"





4º Domingo do Advento - Acende-se a  QUARTA VELA
  A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador,  nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e  também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.  
Oração:
Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo;  abra-se a terra, e brote o Salvador!

Fonte: oriente.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Exercitando - 33 Domingo do Tempo Comum - Ano B

Oi amigos, está aí mais uma atividade para nossas crianças fazerem seus estudos Bíblicos em casa.
Bons estudos, boa oração!

Samo 15 - É sempre de bom grado, fazer uns cartõezinhos com o versículo do Salmo do domingo a ser estudado para que eles levem para casa e rezem junto na oração pessoal. Eles acabam memorizando o versículo.