sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!


Desejo a todos, de coração, um ano novo cheio de Deus.
Deus abençoe a todos!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Liturgia - Jesus é apresentado no templo


Jesus é apresentado no Templo

Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos:
uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.

Lc 2,22-35

Para Colorir/Passatempo


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Festa de Nossa Senhora do Livramento

“Maria: Serva do Senhor.”


Queridos irmãos e irmãs

A nossa Paróquia irá celebrar a festa da sua querida padroeira, Nossa Senhora do Livramento, movida pela consciência e motivação de que, imitando Maria estaremos nos passos do seu Filho amado, Jesus Cristo.
A festa da padroeira deve ser um momento privilegiado para o crescimento da fé da comunidade paroquial. Por isto mesmo, deve ser vivida num misto de muita alegria e piedade, buscando vivenciar, através da celebração do novenário, os ensinamentos evangélicos encontrados na proclamação e pregação da palavra de Deus.Desde já, abraço a todos e desejo um santo e abençoado Natal e um Ano Novo cheio das bênçãos de Deus, pela maternal intercessão de Nossa  Senhora do Livramento.
  
Padre  Pedro Alexandre
Pároco

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal


Bendita Seja a data que une todo o mundo numa conspiração de amor!


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Símbolos do Natal - Missa do Galo

Realizada na passagem de 24 para 25 de dezembro, a Missa do Galo é uma tradição presente na Igreja, desde o século 6º. Naquela época, em Roma, celebravam-se três missas de Natal, sendo que a primeira delas, iniciada à meia noite do dia 24 de dezembro, era conhecida como Missa da Vigília do Canto do Galo, depois abreviada para Missa do Galo. Na verdade, o próprio canto do galo é também um sinal de que as trevas da noite estão dando lugar a um novo dia, tal qual a vinda de Jesus representa uma luz na história da humanidade.

Para Colorir

Símbolos do Natal - Papai Noel

Segundo a tradição, essa figura simpática, também conhecida como Santa Clauss, teria sido inspirada em São Nicolau, santo patrono das crianças e dos marinheiros. Nasceu em 271, na Ásia Menor, e foi ordenado Bispo de Myra (atual Turquia). 
Dedicou sua vida a ajudar os menos favorecidos e nutria um profundo amor pelas crianças, São Nicolau costumava se disfarçar para, durante a noite, deixar presentes, comida, dinheiro e roupas nas janelas das casas mais humildes.
A primeira vez que essa figura foi associada à neve, ao trenó e às renas foi no livro Uma visita de São Nicolau, escrito, em 1823, pelo inglês Clement Moore. A obra, que alcançou grande sucesso literário, começou a delinear, assim, a figura de Papai Noel tal como a conhecemos hoje. Mas a imagem do velhinho simpático, de barbas brancas e que lembra um vovê bondoso foi obra do cartunista norte-americano Thomas Nast, que em 1866, desenhou uma caricatura no jornal Harper's Weekly, que se transformou na figura oficial de Papai Noel.
Para Colorir

Símbolos do Natal - Coroa do Advento


Advento quer dizer tempo da chegada. Essa outra herança germânica incorporada aos lares do mundo todo. Um mês antes do Natal, os alemãs decoram suas casas com uma guirlanda, feita de ramos de abeto (uma espécie de árvore). Nela são colocadas quatro velas, sendo que cada uma delas é acesa num domingo que precede o Natal, deixando a última para a noite de 24 de Dezembro.
1ª vela: os profetas do Antigo Testamento que falaram da vinda e profetizaram o seu nascimento;
2ª vela: João batista, o último dos profetas, que preparou o caminho para Jesus;
3ª vela: Jesus Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e edificar o seu reino;
4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua palavra.
A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei. Os RAMOS VERDES lembram a eternidade de Deus.

Para Colorir

Símbolos do Natal - Lâmpadas


Muitos povos costumavam pendurar velas nos galhos das árvores para acender na noite de Natal, simbolizando a presença de Cristo como luz que ilumina os homens e aquece os corações. Depois foram substituídas por lâmpadas.


Símbolos do Natal - Árvore


Desde a Antigüidade, a árvore foi considerada uma expressão de fertilidade da mãe natureza. A árvore de Natal como símbolo natalino, tem origem no costume pagão de alguns povos europeus que enfeitavam suas casas, com folhagens ainda verdes, durante o inverno, para anunciar a proximidade da primavera. Na simbologia natalina, o pinheiro verdejante indica a manutenção da vida.

Para Colorir


Passatempo


 Cartões de Natal